Efeitos Colaterais: Náuseas e Vômitos na Quimioterapia


Postado em 12/12/2017   -   Categoria: Dica da Nutricionista

A quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos extremamente potentes no combate das células malignas, no entanto, nesse processo a quimioterapia pode afetar também outras células no organismo, trazendo alguns efeitos colaterais indesejáveis que podem ser leves ou intensos dependendo do medicamento, da dose e do próprio paciente.

Atualmente, muito mais se sabe sobre como e por que a quimioterapia causa náuseas e vômitos, e a cada dia mais existe medicamentos disponíveis no mercado para ajudar a prevenir esses efeitos colaterais tão desagradáveis, que são os antieméticos. 

Os antieméticos são medicamentos utilizados para prevenir ou controlar as náuseas e os vômitos durante o período de tratamento. Não apenas os antieméticos podem auxiliar na prevenção, mas alguns cuidados na alimentação também podem reduzir ou evitar esses efeitos colaterais.

Durante esse período que estiver com náuseas e vômitos procure seguir algumas dicas e orientações abaixo:

- Realizar pequenas refeições ao longo do dia;

- Sempre que possível, tente evitar beber líquidos próximo às refeições;

- Evite comidas gordurosas e açucaradas;

- Mastigue lentamente os alimentos e repouse em posição sentada após as refeições;

- Beba bastante líquido;

- Evite bebida gasosas;

- Não fique exposto a cheiros fortes;

- Vista roupas leves evitando comprimir o abdome;

- Tome os medicamentos prescritos pelo médico em casa;

- Comunique o seu médico ou a equipe de imediato caso persistir os sintomas.

- Evite o uso de temperos industrializados;

- Preferir alimentos em temperatura ambiente, fria ou gelada.