Entendendo o papel do glúten nos alimentos


Postado em 22/08/2017   -   Categoria: Dica da Nutricionista

O glúten virou o assunto dos últimos anos quando a pauta é emagrecimento e vida saudável. Novos alimentos sem glúten são lançados frequentemente, todos relacionados a um estilo de vida mais autoconsciente, mas poucas pessoas conhecem o papel do glúten nos alimentos e em nosso organismo.

O glúten é um composto formado por proteínas responsável pela elasticidade nos alimentos preparados, e também pela retenção de gases durante o processo de fermentação, o que confere ao resultado final uma consistência macia e fofa. É encontrado em cereais como trigo, cevada, centeio, aveia, entre outros.

A doença celíaca é uma reação imunológica ao glúten que causa uma inflamação grave no intestino, causando problemas na absorção de nutrientes, vitaminas, sais minerais e água, provocando também crises de diarreia, inchaços, cólica intestinal, entre outros.

Quando retiramos o glúten da alimentação consequentemente ocorre a perda de peso, isso porque esses alimentos ricos em glúten geralmente são ricos em açúcar e calorias e na maioria das vezes são substituídos por cereais integrais, frutas e outros alimentos saudáveis. Portando, baseado nestas observações, encontram-se afirmações de que remoção deste componente da dieta resulta em emagrecimento de forma rápida.

Diariamente são lançados produtos no mercado taxados como “glúten “, muitas vezes impulsionados pela popularidade atual desta dieta. No entanto, tenha em mente que a simples ausência do glúten não indica que o alimento seja de boa qualidade: é preciso verificar também a quantidade de sódio, açúcar, conservantes, corantes, adoçantes e outras substâncias.

De modo geral, apenas os celíacos devem retirar completamente o glúten do cardápio, mas reduzir a quantidade de alimentos ricos deste composto substituindo por alimentos saudáveis, como: linhaça, chia, granola, aveia, farelo de trigo, farinha de tapioca, pode, sim, trazer benefícios ao organismo e consequentemente a perda de peso.