Você precisa aprender a dizer NÃO!


Postado em 21/09/2017   -   Categoria: PSICOTANDO

Há algum tempo venho percebendo e refletindo sobre a dificuldade das pessoas em dizer 'não' e sobre o medo do julgamento e de críticas. Diante disso, trago um texo escrito por Érica Monteiro (Nutrir Mente, 2017), que faz exatamente esta reflexão:

 

“Diga NÃO para o que te atrapalha, te atrasa e te empata a vida!

 

Não fiquem em cima do muro. Não tenham medo de perguntar. Não tenham medo de questionar. Não tenham medo de duvidar. Não tenham medo de ter medo. Não tenham medo do outro. Não tenham medo de ser quem vocês são. Não tenham medo de ir atrás do que vocês querem. Não tenham medo de levar um fora. Não tenham medo de errar. Não tenham medo de arriscar. Não tenham medo de se enganar.  Não tenham medo de tentar.  Não tenham medo de serem honestos. Não tenham medo da resposta. Não tenham medo do que pode vir a ser...

 

Tenham medo é de ficarem parados, estagnados, esperando o outro procurar, o outro falar, o outro mudar, o outro revidar. Não fiquem supondo. Não coloquem suas vidas na mão dos outros. Não passem os dias angustiados. Não vivam de “será”, “quem sabe”, “talvez”. É sim ou não. É melhor uma certeza dolorosa, do que uma dúvida que não te dá sossego e não te deixa dormir.

 

Coragem. Coragem para dizer sim. Coragem para dizer não. Coragem para enfrentar, para ser e fazer o que tem que ser!”

 

Obs: Nem tudo precisa da aprovação alheia e o 'sim' pode ser prejudicial em diversas circunstâncias.

 

Psicóloga Ane Santa Cecília