Você sabe a quantidade de água que já tomou hoje?


Postado em 19/09/2017   -   Categoria: Dica da Nutricionista

Quase ninguém consegue responder essa pergunta, mas o que muitos não sabem é que a água é o componente mais presente no nosso organismo, cerca de 60-70% da composição corpórea de um ser humano é de água. Porém, mesmo com toda essa importância, o nosso organismo não produz reservas deste componente. É isso que torna necessário a sua reposição de forma oral. A recomendação é de cerca de 30 a 35ml de água para cada Kg de peso corporal, sendo que a ingestão deve ser fracionada e em intervalos regulares.

Pessoas que praticam regularmente atividade física devem reforçar a ingestão de líquidos para suprir suas perdas que ocorrem durante a prática de tais atividades.

São inúmeros os benefícios do consumo da água, dentre eles: regular a temperatura do corpo, melhora o funcionamento dos rins, reduz o inchaço, auxilia no emagrecimento, ajuda no bom funcionamento intestinal, auxilia na absorção de nutriente e outros.

Como a água não pode ser armazenada em nosso corpo, é fundamental sempre ingeri-la para que haja um balanço entre o que é ingerido e o que se perde, principalmente, por meio da transpiração e eliminação de urina e fezes. Portanto, lembre-se sempre de beber bastante água, principalmente nesse período de seca e altas temperaturas.

Alguns sintomas podem ser observados quando nosso corpo fica sem água. Inicialmente, sentimos sede, boca seca, lábios rachados e urina mais escura. A urina é um dos mais evidentes sintomas, sendo essencial que ela esteja bem clara.

Uma dica muito importante para auxiliar na ingestão de líquidos é ingerir chás, suco de fruta e frutas ricas em líquidos (melão, melancia, abacaxi, mamão e maça) para auxiliar na hidratação, mas não pode deixar de ingerir água para utilizar apenas esses alimentos.

 

Juliana Ap S Borges

Nutricionista