E de repente...


Postado em 06/07/2017   -   Categoria: PSICOTANDO

E de repente, num dia qualquer, acordamos e percebemos que já podemos lidar com aquilo que julgávamos maior do que nós mesmos. Não foram os abismos que diminuíram, mas nós que crescemos.
   

Você sabe a diferença entre intolerância à lactose e alergia ao leite de vaca?


Postado em 04/07/2017   -   Categoria: Dica da Nutricionista

É muito comum confundir a intolerância à lactose com a alergia à proteína do leite de vaca (APLV), até mesmo porque os dois tem relação com a ingestão de leite e seus derivados, mas é importante entender que cada uma dessas manifestações tem origens em diferentes elementos, além de sintomas e tratamentos bem distintos.
   

Como vai a sua autoestima?


Postado em 22/06/2017   -   Categoria: PSICOTANDO

Na psicologia, autoestima significa a avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma, sendo inerentemente positiva ou negativa em diferentes graus. Ou seja, é a forma como cada um se valoriza e se contenta com seu modo de ser, demonstrando confiança ou insegurança em seus atos, aparência e julgamentos.
   

Dicas para manter a dieta mesmo no frio


Postado em 20/06/2017   -   Categoria: Dica da Nutricionista

Com a queda da temperatura é normal sentirmos mais fome, porque o organismo gasta muito mais energia para manter o corpo aquecido. É, nesse momento que devemos tomar cuidado, porque o ponteiro da balança acaba subindo mesmo. O que se vê no inverno é a louca vontade de comer chocolate, caldos e pratos mais pesados, contrastando com a enorme dificuldade em manter a ingestão de verduras, hortaliças, frutas e água.
   

INSÔNIA: causas e dicas para combatê-la


Postado em 08/06/2017   -   Categoria: PSICOTANDO

A insônia é um distúrbio persistente que prejudica a capacidade de uma pessoa adormecer ou de permanecer dormindo durante toda a noite, podendo gerar efeitos devastadores ao corpo.
   

Os riscos dos alimentos ultraprocessados


Postado em 06/06/2017   -   Categoria: Dica da Nutricionista

Ao longo da história aprendemos a processar os alimentos para conservá-los, e é grande a lista de alimentos ultraprocessados: bolos, sopas instantâneas, biscoitos recheados, lasanhas, hambúrguer, refrigerante, alimentos prontos e fáceis de serem consumidos, os preferidos dos jovens.
   

Manifestações emocionais comuns do paciente oncológico


Postado em 25/05/2017   -   Categoria: PSICOTANDO

A vida de todo ser humano é continuamente permeada por mudanças, mas quando algo muda de maneira significativa ou quando acontece algo traumático, o mundo parece desmoronar e surge uma sensação de se ?perder o chão?. A partir daí, buscamos meios de sobrevivência psíquica frente às grandes fontes de sofrimento, mas nem sempre este caminho é fácil de ser trilhado.
   

A nutrição na quimioterapia


Postado em 23/05/2017   -   Categoria: Dica da Nutricionista

Aproximadamente 30% das drogas quimioterápicas provocam náuseas e vômitos. Alguns pacientes acabam desenvolvendo estímulos condicionados, ou seja, associam o tratamento com os efeitos e então eles aparecem.
   

Grupos psicoterapêuticos de compartilhamento de vivências


Postado em 18/05/2017   -   Categoria: PSICOTANDO

No COT, os grupos coordenados pela psicóloga serão retomados, acontecendo quinzenalmente para dois grupos específicos: um destinado a pacientes da clínica e outro a familiares/cuidadores. Os encontros irão ocorrer no COT às terças-feiras, com início às 14:30h e finalização às 16:30h. Para participar, compareça à clínica no horário inicial reservado ao grupo.
   

Impacto emocional no diagnóstico e tratamento oncológico


Postado em 11/05/2017   -   Categoria: PSICOTANDO

Mesmo com tantos avanços no tratamento, resultados comprovados de cura e boa qualidade de vida, o câncer ainda é uma das doenças mais temidas. Receber este diagnóstico não é nada confortável e, mesmo quando o prognóstico é favorável, instala-se um mal-estar persistente.