Anemia por deficiência de ferro pode provocar cansaço

        Anemia é a condição em que a quantidade de hemoglobina no sangue está abaixo do normal por carência de nutrientes, entre os quais se destacam ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas.

         A anemia ferropriva incidência mais comum é causada pela insuficiência de ferro que é um micronutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese de células vermelhas do sangue (hemácias) e no transporte do oxigênio no organismo.

         A deficiência de ferro da dieta pode causar anemia principalmente na infância, adolescência e gravidez, períodos cujas necessidades nutricionais de ferro são altas.     Porém, apesar de a dieta ser o principal fator, nem sempre é a única causa da anemia.

         É possível identificar que uma pessoa apresenta deficiência de ferro através do comportamento. “O anêmico sente cansaço, indisposição, sonolência, fadiga, alteração nas unhas, palidez na boca e na pele e pode ter queda de cabelo”, completa.

         Há dois tipos de ferro da dieta. Cerca de 90% do ferro dos alimentos estão na forma de sais de ferro, denominados ferro não-heme.  Os outros 10% do ferro da dieta estão na forma de ferro heme provenientes principalmente da hemoglobina e da mioglobina. O ferro heme é bem absorvido e o ferro não heme necessitada da ingestão de alimentos ricos em vitamina C para aumentar a sua absorção.

         As três principais formas de se aumentar as reservas orgânicas de ferro através da dieta é:

 

1)                Aumentar o consumo de alimentos ricos em ferro: carne, peixe, aves, ovos cereais, grão de bico, feijão, soja, ervilha, lentilha, vegetais verde escuro e beterraba.

 

2)                Aumentar o consumo de vitamina C (laranja, limão, morango, pimentão e outros) estimuladores da absorção de ferro nas refeições.

 

3)                 Diminuir, durante as refeições, o consumo dos inibidores da absorção de ferro (chá, café, alguns cereais, leite e derivados).

 

Em alguns casos a mudança da alimentação não é suficiente sendo necessário entrar com suplementação de ferro para correção da anemia.