TRATAMENTOS E SERVIÇOS

Você sabia que pacientes em tratamento oncológico precisam de acompanhamento odontológico? Isso mesmo! Pacientes com câncer sofrem com efeitos colaterais na boca, provocados pela radioterapia e quimioterapia. 

 
Por isso, a estomatologia é a especialidade que previne, diagnostica e trata as enfermidades relacionadas a boca e todo aparelho estomatognático que é constituído pelos lábios, dentes, mucosa oral, glândulas salivares, tonsilaspalatinas e faringeas e demais estruturas da orofaringe. 
 
A avaliação do estomatologista deve ser feita antes mesmo da quimioterapia, radioterapia e cirurgia com a finalidade de prevenir ou diminuir a ocorrência os efeitos colaterais dessas terapias. Pois, devido a intensidade das medicamentações oncológicas, os efeitos colaterais na boca podem aparecer logo após o início do tratamento.
 
No COT o serviço de estomatologia auxilia os pacientes que apresentam efeitos colaterais provocados pelos tratamentos de radioterapia e quimioterapia, com o foco na prevenção da mucosite oral, além de orientar melhor os pacientes sobre a perda do paladar transitória, entre outros sintomas como boca seca e infecções oportunistas.